domingo, 11 de julho de 2010

Valeu, Espanha!!!!


Bem...chega ao fim mais uma copa do mundo de futebol. Vou sentir falta... estava habituada a
passar as manhãs e tardes em frente à tv assistindo às partidas de futebol.
Essa copa mostrou ao mundo a alegria do povo africano e fez os pessimistas e críticos de plantão fecharem a boca quanto ao potencial dos sulafricanos de organizar uma copa com brilho e alegria. Vai ficar na história, com certeza. Como também vai ficar a imagem do grande Nelson Mandela, esse homem mágico, chegando ao estádio na cerimônia de encerramento, acenando para uma plateia de pé... foi de arrepiar!
Mas o futebol tem isso... tem dessas coisas. Tem o poder de unir povos de raças, cores e credos distintos. Não há espaço para ser ou julgar-se diferente. Todos são um só que sonham com a mesma coisa: a taça de campeão! Que bom seria se essa magia futebolística permanecesse dentro de cada um para sempre... que bom seria que a bandeira do "fair play"permanecesse hasteada em cada coração. Certamente o mundo seria outro...muito melhor para se viver!!

A Copa da África deu adeus com as cores da Holanda e da Espanha. Dois países que nunca sentiram o gostinho de concretizar o sonho de ser o melhor do mundo e de junta-se a um seleto grupo de campeões que inclui Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Uruguai, França e Inglaterra.

Desde o início apostei minhas fichas na Fúria espanhola. Depois daquele 11 de maio, quando o "anão" da branca de neve anunciou sua convocação, já sabia que a história brasileira nesta copa não iria render muitos capítulos. O clima de ditadura militar, de autoritarismo que envolvia a seleção canarinha me fez lembrar do regime absolutista... e o sentimento nacionalista ,tão presente em mim em outras copas, foi por água abaixo. Não parecia um grupo com o desejo de levar mais um caneco. Era uma seleção que não carregava nas costas uma nação apaixonada por futebol, carregava um treinador "birrento" que estava alí travando uma luta boba e sem sentido contra a imprensa de seu próprio país. Então, restou-me torcer para "minha outra pátria": A Espanha!! E como foi prazeroso ver a garra dos espanhois...
A Espanha mostrou para o mundo o que é desejar vencer. Mostrou como se consegue algo, como se realiza um sonho... sem precisar de regime militar, de discurssões, brigas...
Foi mágico. Não poderia terminar de outra maneira a não ser com a taça dourada e o ingresso no grupo dos maiores!!

Assim termina a Copa da África... com imagens que ficarão eternizadas.
O sorriso sempre presente na face daquele povo que bailava com os mais variados sons...
O barulho ensurdecedor das vuvuzelas nos estádios...
A criticada jabulani traindo os goleiros e fazendo a festa dos outros jogadores...
A esperança dos sulafricanos diante de sua seleção...
A decepção dos tão acostumados a vencer...
A alegria de uma Espanha enfurecida e tão sedenta por títulos...
As cores, os sons, as formas, a alegria, a magia de uma terra e de uma gente que fez o mundo se curvar diante de uma festa tão multicolorida que uniu a todos sem qualquer distinção.
Valeu, África do Sul!! Adeus!!!
Agora a bola é passada pra cá, para a terra tupiniquim.
Agora a missão é nossa!
E o mundo será verde e amarelo em 2014!!

Parabéns, Espanha!!!!
P. S. Ah... e meus alunos de espanhol se preparem, pois vou tirar muita ondaaa!!! rsrsrsrrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário