sábado, 15 de outubro de 2011

Parabéns, Professores!

Essa semana foi a culminância do projeto de leitura da escola. Depois de alguns meses escolhendo livros, lendo muito, apresentando as histórias lidas, escolhendo o livro que representaria a turma, ensaiando... eis que chegou a hora de minha 5ª A mostrar o que fizeram. E mostraram mesmo! Foi muito legal mesmo. Sei que sou suspeita em falar, mas os comentários e elogios recebidos só perderam para o brilho nos olhos e os sorrisos dos meninos. E a boba aqui, orgulhosa pra caramba!
É... hoje é dia do professor. E meus meninos da 5ª A (adotados, diga-se de passagem!) me deram o presente naquela apresentação, ou melhor, começaram a fazer isso no momento do projeto, em que escolheram o livro a ser representado : A bela borboleta, do Ziraldo. Aquele livrinho, fininho, que minha PROFESSORA leu pra mim e pra toda uma turma em uma das salas do Centro de Educação da UFPE. À medida que a narradora contava a história e os personagens saíam de seus livros, lembrava daquela aula e de tantas outras em que minha querida professora nos falava do quanto é importante fazermos nossos alunos lerem. O resultado estava ali na minha frente e de toda uma escola. Meu cansaço sumiu naquele momento. O sorriso bobo já escondia o nervosismo que, segundo a educadora de apoio, era muito maior que o dos meninos...
Tem presente melhor para um professor ? Meus meninos me mostraram que não. Minha PROFESSORA me mostrava ( e ainda mostra) que não.
Com eles brinco ,ensino, aprendo... mas aprendo muito mesmo. E mesmo diante das pedras, da aridez da profissão tenho aprendido que há espaço para colhermos lindas flores. E é isso que me impulsiona a provocar meus alunos, a fazer, a me inspirar nos meus grandes mestres e a sonhar com um mundo melhor.

Feliz dia dos Professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário