segunda-feira, 7 de junho de 2010

Que geração é esta que não lê e disso não se envergonha?"


Estava arrumando umas coisas aqui em casa e encontrei meu caderno de redação do ensino fundamental...acho que 7ª série ( quanto tempo...rsrs). Folheando-o deparei-me com um texto que tem tudo a ver com a realidade de muita gente por aqui: - A falta do hábito da leitura!" Lembro que na ocasião em que escrevi esse texto meu professor de português conseguiu me convencer ( com muita insistência, diga-se de passagem!!) a ler na sala para todos.
Quando escrevi o texto, nem imaginava "estar" professora e sentir na pele o quanto doi ver a leitura ser tão desprezada...
bem...eis o texto:

O modo de ser dos jovens modificou-se muito nos últimos anos. A juventude de "Vinte e dois" ficou marcada pela rebeldia. Depois vieram os naturalistas "Hippies". Mais tarde, nos anos noventa, foi a vez dos "Cara-pintadas" deixarem a união e o patriotismo. Hoje, manobrada pelo comodismo, tem-se umajuventude desinformada e sem cultura. As gerações passadas viam o mundo de uma maneira inteligente. Procuravam entender seus contrastes e tentavam impor suas opiniões através dos meios artísticos e, até mesmo, em protestos pela sruas do país. Atualmente nos deparamos com uma juventude acomodada. Contaminados pelo vírus do consumismo, os jovens não lêem, transformando-se em pessoas sem iniciativa, sem pensamento crítico, deixando o destino da vida à própria sorte. É deprimente ouvir algu~em falar que "livros só servem para enfeitar estantes. O descaso com a leitura reina entre oa jovens, principalmente se forem indicados por professores de português, pois terão que ler. E lêem, mas por obrigação, sem qualquer satisfação.
Esta nova adolescência prefere dar mais atenção à tv e à internet, desprezando a riqueza de uma obra de Drummond, Machado de Assis, Shakespearre e cia. Por isso, frequentemente nos deparamos com ingênuas interpretações de mundo, sem falar na dificuldade de criar algo escrito. Com isso, essa geração de acomodados, que ignora as aulas de leitura, compromete o futuro da sociedade.

2 comentários:

  1. Olá, eu achei um texto belíssimo.
    É triste perceber que a geração atual abandonou o abito da leitura e prefere passar horas na frente da tv.
    Tenho 15 anos me considero uma leitora atenta, diferente da maioria dos jovens da minha idade que podem até serem considerados analfabetos funcionais.
    É triste admitir, mas parasse que nossa geração não tem gosto nenhum pela leitura e se orgulha disso. É deprimente perceber em que mundo nós vivemos.

    Cynthia Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cynthia!!
      Que bom que você gostou...
      Sou professora de Língua Portuguesa e confesso a você que não é fácil inserir o hábito pela leitura na vida dos meus alunos. Felizmente, pelo menos comigo, já foi bem pior... hoje já consigo fazê-los ler de verdade e discutir questões importantes de acordo com o que leram. Obrigada pela visita e continue viajando no mundo da leitura sempre e sempre!!!=D

      Excluir