sábado, 19 de setembro de 2009

Fome


Semana passada quando voltava, à noite, da universidade, me deparei com uma cena forte que mecheu comigo e com certeza com os demais passageiros que se encontravam na parte de trás do ônibus...
Eram dois meninos. Duas crianças de mais ou menos oito anos. A alegria com que entraram no ônibus, ainda na integração, me chamou a atenção mesmo em meio ao cansaço em que eu me encontrava. Eles sorriam, dançavam, pulavam. Essa euforia toda me fez abrir os olhos que estavam quase sendo vencidos pelo sono...
Eles estavam pertinho de mim... seus olhinhos brilhavam de felicidade. Um tanto quanto curiosa comecei a observá-los melhor. Comecei a observar os detalhes que envolviam os dois em busca de algo que explicasse aquela alegria mágica, sincera, contagiante.
Foi aí que vi que ambos estavam com uma pequena sacola nas mãos. Eles a guardavam como se fosse o mais valioso dos tesouros. Como era transparente, deu pra notar o conteúdo das sacolas:
- um pedaço de frango, um pão, alguns pedaços de linguiça, farinha...
Por um instante um deles começou a fazer um buraquinho na sacola e a cheirar a comida... e o outro sorridente falava: - Chega logo!! Chega logo!! e se referia ao outro:- Ei, no meu não tem pão... tu me dá um pedaço do teu que eu reparto meu frango com você. Quando olhei em volta das pessoas que, como eu, presenciavam a cena, seus olhos derramavam lágrimas!
Por um instante eles perceberam que todos os observavam extáticos e começaram a exibir os seus valiosos "prêmios"com mais alegria ainda. Um rapaz que estava perto deles ainda abriu a carteira e deu um trocado a eles para comprarem mais pão. Foi aí que eles, tímidos, pararam de dançar e o que se ouviu foi um quase silencioso agradecimento.
Quando o ônibus chegou à integração, eles correram em busca de um banco para sentarem e saborearem seus prêmios...

FOME... um fantasma real que não assombra só os países da Àfrica. Infelizmente ele também está por aqui... assombrando, sobrevoando e aterrorizando muita gente. Diante dessas cenas tristes, chocantes, é que pensamos no quanto somos felizes por termos uma mesa farta, uma cama quentinha...
Posso levar as coisas pelo lado do romantismo, mas não consigo ser insensível a isso...
A gente sabe que existe milhares de pessoas que passam fome em nosso país, mas quando se presencia duas crianças inocentes... aí é demais... não há como não ficar chocado

Nenhum comentário:

Postar um comentário